5 Vestibulares de Universidades Federais mais Fáceis de 2024

Boa parte dos estudantes em fase pré-vestibular sonham em conseguir fazer o ensino superior em uma instituição federal, mas duvidam se conseguem passar. Então, se você é um desses jovens, veja aqui opções de vestibular de universidades federais fáceis.

jovem universitária sorridente posa carregando materiais nas mãos com colega ao fundo no campus
Imagem: Freepik

Por que é tão difícil entrar em universidades federais?

Não é à toa que grande parte dos estudantes pré-vestibulandos desejam estudar em uma universidade federal. Além de ser gratuita, esse tipo de instituição é reconhecida pelo alto nível de qualidade do ensino que oferece.

No entanto, embora muitas pessoas desejem entrar em instituições de ensino superior federais, nem todo mundo consegue atingir esse objetivo. Isso porque essas universidades são altamente concorridas.

Os vestibulares dessas instituições têm um grande número de candidatos por vaga, principalmente nos cursos mais procurados, como Medicina, Direito e Engenharias. Além disso, a grande concorrência faz com que as notas de corte fiquem bastante altas.

Em resumo, é preciso ir muito bem nas provas do vestibular, ou ter uma boa nota do Enem para conseguir acessar uma universidade federal.

Jovem estuda concentrado
Imagem: Freepik

Vestibular de universidades federais fáceis

Contudo, não é uma verdade absoluta que todas as instituições de ensino superior sejam difíceis de entrar. E para provar, trouxemos aqui cinco exemplos de vestibular de universidades federais fáceis de passar, para você realizar o sonho de estudar em federal em 2024:

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Fundada em 1970, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conta com 38 unidades espalhadas pelo estado, atendendo a mais de 30 mil alunos. Atualmente a instituição conta com 140 cursos de graduação, nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas.

Apesar de bem avaliada pelo MEC, a UFMT não é uma universidade cobiçada, o que faz com que não tenha uma grande concorrência em seu vestibular. E como resultado, suas notas de corte são bem baixas em comparação com a maioria das federais, com a menor sendo: 351.94, e a maior: 796.78.

Vestibular de Universidades Federais Fáceis
Imagem: Freepik

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Com quase 20 anos de história, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) atende mais de 12 mil alunos em suas sete unidades. Embora seja uma instituição menor, conta com 60 cursos de graduação em seu catálogo, entre presenciais e EAD.

Ainda que suas unidades fiquem bem próximas da capital baiana, Salvador e de sua região metropolitana, a UFRB não desperta o interesse de muitos estudantes baianos. Dessa forma, não há grande concorrência, e as notas de corte vão de 433.52 a 791.54.

oportunidades

Estes são os 3 vestibulares mais fáceis de passar em 2024

Descobrir
Você permanecerá no site atual

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Com 65 unidades espalhadas pelo estado, incluindo sua sede no Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) atende quase 70 mil alunos. E para isso, oferta 150 cursos de graduação, incluindo alguns bem avaliados, como Medicina, Engenharia, Direito, Enfermagem, entre outros.

A UFF é reconhecida por sua excelência acadêmica, no entanto, não parece ser o suficiente para se tornar desejada, já que seus número de candidatos por vaga é baixa. Assim como sua concorrência, suas notas de corte também não são altas, indo de 440.37 a 813.80.

Vestibular de Universidades Federais Fáceis
Imagem: Freepik

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Fundada há mais de 50 anos, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) conta com 19 unidades presentes em cidades gaúchas. A instituição tem em torno de 12 mil alunos, matriculados em seus 70 cursos de graduação presenciais e à distância.

A FURG é bem conceituada no extremo sul do Rio Grande do Sul, mas, ainda assim, não é uma das federais mais requisitadas do sul do país. Sem contar com tantos inscritos por vaga, a instituição tem uma nota de corte mais baixa de 459.96, enquanto a mais alta, em Medicina, é de apenas 806.69.

Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Atendendo a cerca de 19 mil alunos, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), conta com 25 unidades presentes no estado. A fim de ampliar seu alcance, a instituição oferta 80 cursos de graduação, entre presenciais e EAD.

Considerada uma referência em ensino e pesquisa na região norte do país, a UFT estranhamente não tem tantos interessados quanto se imaginaria. As notas de corte da instituição não são tão baixas, mas sendo uma federal, é abaixo da média, indo de 497.15 a 791.08.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.