Vestibulares de Medicina mais Difíceis do Brasil em 2024

Se você está se preparando para ingressar no ensino superior e está focado em passar em Medicina, e ingressar em uma boa universidade, é bom estar preparado. Então, veja aqui onde é mais difícil estudar Medicina e o que precisa para entrar, para ver se você consegue.

Professor mostra resultado de pesquisa para aluna de Medicina
Imagem: Freepik

O curso de Medicina

Com seis anos de duração, o curso de Medicina é dividido em três partes, sendo normalmente oferecido em turno integral. A primeira parte é a graduação em si, na qual os alunos aprendem anatomia, bioquímica, fisiologia, farmacologia, imunologia, entre outros conhecimentos necessários.

A segunda parte é a residência médica, fase em que o estudante realiza diagnósticos e recomenda tratamentos a pacientes, com a finalidade de adquirir conhecimentos práticos. Entretanto, esses atendimentos são supervisionados diretamente por um médico experiente.

A terceira parte é a especialização, momento em que o estudante escolhe uma área específica da medicina em que vai atuar ao finalizar sua formação. Em resumo, o aluno passa de dois a quatro anos estudando para se especializar em cirurgia, ou cardiologia, ou neurologia, ou pediatria, entre outros.

Apesar de ser um curso complexo, que exige uma grande infraestrutura, a graduação em Medicina é oferecida em um grande número de instituições de ensino superior. Universidades públicas e privadas de todo o país dispõe do concorrido curso.

Universitários assistem aula
Imagem: Freepik

Onde é mais difícil estudar medicina?

Se tem uma coisa que não é segredo, é que o curso de Medicina tem os vestibulares com maior grau de dificuldade. Além disso, é a graduação mais concorrida de todas, em todos os estados do país, tendo sempre muito mais candidatos do que vagas.

Tanto para acessar Medicina pelo vestibular, quanto por meio de programas governamentais, é preciso ter uma excelente pontuação no Enem. Dessa forma, as notas de corte em universidades privadas são de em média 750.56, enquanto nas privadas é ainda maior, com média de 811.71.

http://Menina%20sentada%20em%20uma%20mesa%20na%20biblioteca%20olhando%20para%20câmera%20sorrindo
oportunidades

Vestibular 2024

Cotas, Enem, Inscrição, Vestibular Online, Vagas, Datas das provas, gabaritos, local de prova, lista de aprovados.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

E se você quer saber onde é mais difícil estudar medicina, então veja aqui as cinco universidades mais difícil de ingressar no curso:

Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Atendendo mais de 12 mil alunos, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) conta com 10 unidades espalhadas pelo estado. Contudo, é o Campus Marco Zero de Macapá que oferece o curso de Medicina mais difícil de ingressar do Brasil, sendo necessário obter uma pontuação de 919.70.

Estudantes de Medicina residentes discutem diagnostico em corredor de hospital
Imagem: Freepik

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Umas das instituições de ensino superior mais bem avaliadas das regiões norte e nordeste, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) atende mais de 43 mil alunos. Devido ao seu ensino de alta qualidade, a UFRN é super concorrida, e tem uma nota de corte de 910.94.

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Reconhecida pela excelência de seu ensino e em pesquisas tecnológicas, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conta 38 unidades e mais de 41 mil alunos. Além disso, é  uma das melhores universidades da América Latina, o que elevou sua nota de corte para 872.76.

Universidade de Pernambuco (UPE)

Com uma infraestrutura moderna e bem equipada, a Universidade de Pernambuco (UPE) é uma das mais bem conceituadas universidades do estado. Apesar de contar com 26 unidades, a UPE tem muito mais candidatos que vagas em seus cursos, principalmente Medicina, que tem nota de corte 861.56.

Universidade Federal do Acre (UFAC)

A Universidade Federal do Acre (UFAC) atende mais de 14 mil alunos, em suas 32 unidades espalhadas pelo estado. A UFAC tem um dos melhores cursos de Medicina da região norte do país, o que faz dela extremamente concorrida, por isso apresenta nota de corte 859.13.


Inscrições em universidade mais difícil de estudar Medicina

Para tentar conquistar uma das super concorridas vagas, em uma universidade mais difícil de estudar Medicina, é preciso se inscrever no SISU. Então, veja abaixo como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o Portal SISU clicando aqui;
    Portal SISU
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Em seguida, preencha os dados solicitados;
  4. Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
  5. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.