Vestibular de Direito em 2024: As 5 universidades mais concorridas

Muitos jovens sonham em fazer Direito e estão se preparando para ingressar em uma instituição de ensino superior, mas ainda não escolheram em qual. Se você faz parte deste grupo, veja que universidades têm o curso de direito mais concorrido.

Estudante universitário posa com mochila nas costas no campus da universidade
Imagem: Freepik

O curso de Direito

O curso de graduação em Direito tem duração de cinco anos, e é um dos mais procurados e concorridos do país. Em síntese, durante o curso, os estudantes aprendem sobre todas as áreas da advocacia, tais como: Direito Civil, Tributário, Ambiental, Penal, Trabalhista, entre outras.

Ao se formar em Direito, pode-se atuar em escritórios de advocacia, setores jurídicos de empresas, órgãos governamentais, ou prestando consultoria jurídica. Contudo é importante destacar, que para atuar como advogado, é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Devido ser um curso extremamente popular, por isso ter sempre grande demanda, a graduação em Direito pode ser encontrada na maior parte das universidades do país. Logo, é disponibilizado em instituições de ensino superior públicas e privadas.

Grupo de universitários sentados na sala de aula
Imagem: Freepik

Dos mais concorridos

Justamente por ser tão popular entre os estudantes e ter uma grande demanda de interessados, o Direito acaba se qualificando como um curso altamente concorrido. Isso faz com que conseguir uma vaga, seja por programa governamental, seja por vestibular, seja uma tarefa árdua.

Para conseguir acessar uma universidade privada usando a nota do Enem no Prouni, é preciso ter pontuação de 450 a 730. Ingressar em uma instituição pública, pelo SISU, então, é ainda mais difícil, já que as notas de corte giram entre 670 a 870.

Vestibular de Direito em 2024

As 5 universidades mais FÁCEIS


Curso de Direito mais concorrido

Claro que você pode optar por utilizar o vestibular para entrar em uma das muitas universidades que contam com processo seletivo simplificado. No entanto, se você estiver em busca de um curso de qualidade, vai ter que encarar um curso de Direito mais concorrido , em universidade pública.

Veja abaixo as cinco universidades brasileiras que tem o curso de direito mais concorrido e suas notas de corte:

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a mais antiga instituição de ensino superior do país, e apontada como a melhor federal do Brasil. Além disso, a UFRJ é um centro de referência em ensino e pesquisa no país e na América Latina, o que a coloca entre as melhores do mundo.

Certamente a mais concorrida no curso de Direito, a UFRJ tem nota de corte média de: 772.24.

Professor dá aula para grupo de universitários
Imagem: Freepik

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Outra instituição de ensino superior antiga, porém dentro de seu estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também se destaca por sua qualidade. Fazendo parte da seleta lista de melhores universidades brasileiras, a UFRJ tem uma grande concorrência por seu curso de Direito.

A média de nota de corte da UFRJ é de: 755.18.

3. Universidade de Brasília (UnB)

Uma das mais importantes universidades do país, a Universidade de Brasília (UnB) é reconhecida pela excelência do ensino e da pesquisa. Isso a coloca na lista das instituições com curso de direito mais concorrido.

A média de nota de corte da UnB é de: 748,43.

4. Universidade de São Paulo (USP)

Considerada uma das maiores instituições públicas do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é reconhecida pela qualidade de seu ensino. Pois essa qualidade faz com que seu curso de Direito seja apontado como um dos melhores do país, por isso o mais concorrido.

A média da nota de corte de Direito da USP é de: 732.67 pontos.

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já foi eleita como a melhor universidade federal do Brasil por oito vezes. Classificada como a melhor instituição de ensino superior do Sul do Brasil, a UFRGS tem um ótimo e concorrido curso de Direito.

A média da nota de corte de Direito da UFRGS é de: 670,00.

Inscrição no curso de Direito mais concorrido

Cada uma das cinco instituições de ensino superior aqui citadas, que são as mais concorridas no curso de Direito, tem sua própria forma de ingresso. Contudo, se você quer fazer o curso de Direito mais concorrido, deve se inscrever no SISU para concorrer a vaga na UFRJ.

Veja abaixo como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o Portal SISU clicando aqui;
    Portal SISU
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados;
  4. Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
  5. Por fim, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.