Esse é o Vestibular Mais Difícil do Brasil 2024: Você Passaria?

Ingressar no ensino superior não é uma tarefa fácil, principalmente se a intenção for estudar em uma instituição pública. Contudo uma universidade brasileira se destaca por ter um vestibular muito difícil de passar, descubra aqui qual.

Jovem estuda concentrado
Imagem: Freepik

Vestibular muito difícil de passar

Sabemos bem que as instituições federais são conhecidas pela qualidade de seu ensino, bem como por serem extremamente concorridas. Além disso, as provas costumam ter um nível de dificuldade bem maior do que as universidades privadas.

No entanto, dentre estas instituições, uma se destaca tanto, que qualquer um que a conheça vai afirmar com convicção que ela tem o vestibular mais difícil de passar. Sim, definitivamente estamos falando do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Considerado uma das melhores instituições públicas de ensino superior do país, o ITA foi desenvolvido para formar engenheiros para o setor da aeronáutica. E o instituto não tem facilitado a vida dos jovens que sonham em atuar nesta área do exército brasileiro.

Para ingressar em um dos cursos de graduação do ITA, só há uma forma, seu vestibular próprio, que é extremamente concorrido. O processo seletivo, que é realizado apenas uma vez por ano, também é conhecido por ser ainda mais difícil até mesmo que os de Medicina em universidade pública.

Vestibular muito difícil de passar
Imagem: Freepik

O Vestibular do ITA

Dividido em três etapas, o Vestibular do ITA conta com uma prova objetiva com 70 questões, uma prova dissertativa com redação e um exame médico. Os conteúdos são um pouco diferentes dos demais vestibulares cobrindo somente Física, Português, Inglês, Matemática e Química.

formação

Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura

Detalhes de cada diploma.
Conferir
Você permanecerá no site atual

Você passaria no vestibular muito difícil de passar?

Como a forma de acesso ao ITA é somente seu vestibular, só tem uma forma de você ter alguma ideia se conseguiria ser aprovado no vestibular muito difícil de passar, com um simulado. Tente responder essas duas questões retiradas da prova de 2023 e descubra:

Pessoa fazendo uma prova
Imagem: Freepik

Questão 48 – Matemática

Na expansão de [1 + x² – x³ + x4]10, a soma de todos os coeficientes das potências múltiplas de 3 é:

A ( ) 114
B ( ) 228
C ( ) 342
D ( ) 456
E ( ) 570.

Questão 55 – Química

Um sistema contendo oxigênio atômico (na forma do isótopo estável mais abundante) e hidrogênio atômico (na forma dos dois isótopos mais estáveis) é colocado a reagir em duas condições diferentes, levando à formação de produtos únicos e distintos, X e Y, respectivamente. Considere que X e Y correspondem a moléculas neutras, estáveis e que obedecem à regra do octeto, e que à massa molar média de X é menor do que a de Y.

Assinale a opção que relaciona corretamente as possíveis razões entre as massas de hidrogênio e de oxigênio nas moléculas que constituem X e Y.

A ( ) X:1/8,3/16 e 1/4, Y:1/16,3/32 e 1/8.
B ( ) X:1/8,3/16 e 1/4, Y:1/24,1/16 e 1/12.
C ( ) X:1/16,3/22 e 1/8, Y: 1/8, 3/16 e 1/4.
D ( ) X:1/16,1/8 e 1/4,Y:1/32,1/16 e 1/8.
E ( ) X:1/24,1/16 e1/12,Y:1/8,3/16 e 1/4.

Inscrições no vestibular muito difícil de passar

Se você ficou interessado em se tornar um engenheiro da aeronáutica formado pelo ITA, fique atento ao edital do próximo processo seletivo que sai em junho de 2024, para se inscrever. Veja abaixo como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o portal Vestibular ITA clicando aqui;
    Portal Vestibular ITA
    Imagem: Reprodução
  2. Em Vestibular 2024, clique em Inscreva-se;
  3. Declare ciência do edital e que atende às condições exigidas para participar do Vestibular ITA e clique em Preencher o Formulário de Inscrição;
  4. Preencha os dados solicitados;
  5. Informe se pretende ou não seguir carreira militar e se concorrerá como cotista ou não;
  6. Indique a cidade onde deseja fazer as provas;
  7. Informe em que ano fez o Enem;
  8. Informe se já for graduado em outro curso de ensino superior;
  9. Indique como conheceu o ITA;
  10. Confirme os dados de seu formulário de inscrição e clique em prosseguir para concluir sua inscrição;
  11. Salve ou imprima sua ficha de inscrição e o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  12. Por fim, é só pagar a taxa de R$ 195 para efetivar sua inscrição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.