Vestibular ITA 2024: Inscrições, Provas, Cursos e Resultado

Se você está concluindo ou já concluiu o Ensino Médio, tem aptidão para engenharia e sonha em seguir carreira militar, veja aqui tudo que precisa saber sobre o Vestibular ITA 2024, e faça parte da Força Aérea Brasileira.

Estudante universitário posa com mochila nas costas no campus da universidade
Imagem: Freepik

O ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi fundado em 1950, por iniciativa do Tenente Casimiro Montenegro Filho, com objetivo de formar engenheiros e desenvolver tecnologia aeronáutica no Brasil, como já era realizado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos.

Considerada uma das melhores instituições públicas de ensino superior do país, o ITA, que é vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e faz parte da Força Aérea Brasileira, não só forma engenheiros, mas disponibiliza moradia e alimentação para seus alunos.

Vagas

Vestibular UFLA 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos
Conferir
Você permanecerá no site atual

Cursos ITA

Como foi criado especificamente para formar engenheiros com intuito de trabalhar no setor da aeronáutica, o ITA conta apenas com cursos de graduação, pós-graduação e especializações da área das engenharias.Veja abaixo os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto:

  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia Aeroespacial.

Um detalhe importante a se destacar, é que os cursos de graduação do ITA têm cinco anos de duração, pois durante os dois primeiros anos os alunos participam do que o instituto chama de Curso Fundamental, com matérias comuns a todas as especialidades.

Os três anos finais dos cursos contam com conteúdos mais específicos de cada especialização, constituídos pelo que a instituição chama de Curso Profissional.

Professor dá aula a turma de universitários
Imagem: Freepik

Vestibular ITA 2024

O ITA tem como único meio de ingresso em seus cursos de graduação seu vestibular próprio, que é realizado apenas uma vez por ano, e é um dos processos seletivos de instituições de ensino superior mais concorridos e considerado um dos mais difíceis do país.

O Vestibular ITA acontece em três etapas, sendo duas de escolaridade e uma de inspeção de saúde, na qual os aprovados nas duas primeiras fases passam por exames (clínicos, de imagem e laboratoriais), para comprovar que não têm algo que os incapacite de atuar no Serviço Militar.

Veja abaixo as datas mais importantes do Vestibular ITA 2024:

  • Inscrições: De 01 de junho a 15 de julho;
  • 1ª fase do Exame de Escolaridade: 13 de outubro;
  • Resultados da 1ª fase: 01 de novembro;
  • 1º dia da 2ª fase do Exame de Escolaridade: 05 de novembro;
  • 2º dia da 2ª fase do Exame de Escolaridade: 06 de novembro;
  • Resultados da 2ª fase: 13 de dezembro;
  • Convocação para a 3ª fase (Inspeção de Saúde): 13 de dezembro;
  • Realização da Inspeção de Saúde: De 06 a 10 de janeiro;
  • Resultados da 3ª fase: 13 de janeiro;
  • Chamada dos candidatos aprovados no Vestibular ITA: 27 de janeiro.

Vagas

Vestibular Unimontes 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos
Conferir
Você permanecerá no site atual

Vagas Vestibular ITA

A instituição disponibiliza 150 vagas por ano em seu vestibular, reservando 20% destas vagas para candidatos cotistas que se autodeclaram como pretos ou pardos, que após selecionados passam por uma avaliação de uma Comissão de Heteroidentificação.

Apesar de ter sido criado com o intuito de formar engenheiros para atuar na aeronáutica brasileira, o ITA disponibiliza de duas opções de inscrições em seu Vestibular:

  • Ativa: que deve ser escolhida pelos candidatos em seguir carreira militar como oficial engenheiro da Força Aérea Brasileira;
  • Reserva: que deve ser escolhida pelos candidatos que não se interessam em seguir carreira militar, que serão alocados como engenheiros na Reserva da Aeronáutica.
Universitários tem aula prática em laboratório de engenharia
Imagem: Freepik

Provas Vestibular ITA

Como mencionado acima, o Vestibular Ita conta com duas fases de provas (Exame de Escolaridade), sendo a primeira realizada em um único dia onde os candidatos passam por uma prova objetiva com 70 questões, e a segunda, realizada em dois dias, composta por prova dissertativa e redação.

As provas objetivas abordam conteúdos de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, e as provas discursivas: Matemática, Química e Física

Inscrições Vestibular ITA 2024

Para se inscrever no Vestibular ITA 2024, o candidato, que precisa ser brasileiro nato e ter no máximo 25 anos de idade, deve acessar o portal Vestibular ITA, veja abaixo como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o portal Vestibular ITA clicando aqui;
    Portal Vestibular ITA
    Imagem: Reprodução
  2. Em Vestibular 2023, clique em Inscreva-se;
  3. Declare ciência do edital e que atende às condições exigidas para participar do Vestibular ITA e clique em Preencher o Formulário de Inscrição;
  4. Preencha os dados solicitados;
  5. Informe se pretende ou não seguir carreira militar e se concorrerá como cotista ou não;
  6. Indique a cidade onde deseja fazer as provas;
  7. Informe em que ano fez o Enem;
  8. Informe se já for graduado em outro curso de ensino superior;
  9. Informe como conheceu o ITA;
  10. Confirme os dados de seu formulário de inscrição e clique em prosseguir para concluir sua inscrição;
  11. Salve ou imprima sua ficha de inscrição e o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  12. Pague a taxa de inscrição de R$ 195 para efetivar sua inscrição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.