Estes são os 3 vestibulares mais fáceis de passar em 2024

Investir em um se graduar é importante e ter oportunidade de cursar ensino superior não é tão fácil para muitos, por isso é bom acertar na escolha. Então, antes de tudo é bom saber quais são os vestibulares mais fáceis de passar em 2024. Veja aqui.

Menina sentada em uma mesa na biblioteca olhando para câmera sorrindo
Imagem: Pexels

Os 3 vestibulares mais fáceis de passar em 2024

Não é só no Prouni e SISU que você pode aproveitar a participação no Enem. Atualmente diversas instituições de ensino públicas e privadas estão dando acesso direto com a nota do Enem. Mas, para isso, você deve se informar sobre as notas de corte para encontrar os vestibulares mais fáceis. 

Veja abaixo três dos cursos com nota de corte mais baixa, por isso vestibulares mais fáceis de passar:

  1. Ciências Exatas: 473.66;
  2. Ciências Agrárias: 523.98;
  3. Geografia: 568.00.

Vestibular UEMA 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos.

jovem sorridente segurando livros nas mãos no campus
Imagem: Freepik

Acesso com processo seletivo

Se você for ingressar por meio de processo seletivo, deve verificar não só a instituição em que tem melhores chances, mas também a forma de acesso. Nesse sentido, pode ser muito mais fácil entrar em uma universidade privada, do que numa pública..

Atualmente as instituições privadas oferecem diversas opções de ingresso para novos alunos. Você pode conseguir acesso com as notas de seu histórico escolar, ou fazendo um vestibular simplificado, que é composto apenas de redação.

Estudantes analisando algo juntos no computador
Imagem: Freepik

A escolha da universidade

Outro fator bastante relevante é a escolha da instituição de ensino superior que tem vestibulares mais fáceis. De nada adianta insistir em entrar em uma universidade renomada se você não tiver reais chances de aprovação neste tipo de instituição.

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que os processos seletivos de universidades públicas têm nível de dificuldade maior e mais concorrência. Por isso, se for tentar acessar com nota do Enem verifique as notas de corte, e se for utilizar o vestibular, analise se consegue ser aprovado.

Conforme já mencionamos, diversas universidades privadas contam como formas de acesso mais acessíveis, e pode ser interessante levar isso em conta.

Veja abaixo três das universidades que disponibilizam do ingresso por processo seletivo simplificado, por isso vestibulares mais fáceis de passar:


Inscrição em vestibulares mais fáceis

Depois que analisar todas as variantes e tiver bem definido suas opções de vestibulares mais fáceis, você precisa fazer a inscrição. O período e forma de se inscrever vai depender da forma de acesso ou/e instituição escolhida.

Veja abaixo como se inscrever, por exemplo, para ingressar por meio do processo seletivo simplificado (prova online), na Universidade Paulista (UNIP):

  1. Acesse o Portal de inscrições da Unip clicando aqui;
    Portal Inscrições Vestibular UNIP
    Imagem: Reprodução
  2. Em Vestibular, indique o curso de seu interesse, estado, cidade e polo ou campus em que pretende estudar;
  3. Escolha uma das modalidades de estudo disponíveis e o turno em que quer estudar e clique em inscreva-se;
  4. Preencha os dados solicitados, informe a forma de ingresso (Vestibular) e clique em Confirmar Inscrição;
  5. Indique sua escolha pela Prova Online;
  6. Informe se quer realizar a prova imediatamente ou agendar para outro momento;
  7. Se optar por fazer a prova depois informe o dia e horário para realizar a prova e conclua sua inscrição;
  8. Imprima o comprovante de sua inscrição;
  9. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.