Vestibulares mais fáceis que o Encceja: Até quem zerou o Enem!

Apesar de o acesso ao Ensino Superior ser muito mais fácil atualmente, comparando há algumas décadas quem não foi muito bem no Enem, se preocupa. Se você é uma dessas pessoas, veja aqui os vestibulares mais fáceis do Brasil 2024 e se inscreva já.

Estudantes com cadernos e copos de café nas mãos no campus da universidade
Imagem: Freepik

O que define os vestibulares mais fáceis do Brasil 2024?

Há diversas variantes que influenciam a definição dos vestibulares mais fáceis do Brasil 2024, e isso não diz respeito apenas à universidade escolhida. Sobretudo, a escolha do curso de interesse pesa muito no grau de dificuldade, bem como a forma de ingresso utilizada.

Igualmente é importante ser realista quanto às suas habilidades e limitações, caso contrário, corre o risco de se auto prejudicar, diminuindo as chances de ser aprovado no vestibular. Em outras palavras, é importante analisar todos os fatores que podem facilitar ou dificultar esse processo.

A escolha do curso

Em primeiro lugar você precisa definir para que curso vai prestar o vestibular, e como essa decisão vai essencialmente definir seu futuro profissional, é bom pensar bem. Embora ter um “plano B” possa ser uma boa ideia, a segunda opção também precisa ser bem pensada.

Antes de tudo defina de forma realista no que você é bom e no que é ruim, para que não só vestibular seja um objetivo possível, mas também sua formação na graduação. Então escolha seu curso de acordo com suas habilidades.

Estudantes analisando algo juntos no computador
Imagem: Freepik

Vestibular ou acesso com nota do Enem?

Hoje em dia há duas principais formas de acessar o ensino superior, utilizando a nota do Enem para entrar por meio de programas governamentais, como o Prouni e o SISU, ou vestibular.

Como para conseguir uma vaga com a nota do Enem, você precisa alcançar ou ultrapassar a nota de corte do curso de seu interesse, na universidade de seu interesse, é bom analisar suas chances. Se você não foi bem no Enem, a coisa complica.

formação

Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura

Detalhes de cada diploma.
Conferir
Você permanecerá no site atual

Nesse caso, os vestibulares mais fáceis do Brasil 2024 para você, serão os dos cursos de nota e corte mais baixos, veja abaixo quais são suas melhores opções:

  • Ciências Exatas: 473.66;
  • Ciências Agrárias: 523.98;
  • Geografia: 568.00;
  • Física: 568.79;
  • Química: 570.15.

Já se você resolver não se arriscar com a nota do Enem, e optar por prestar vestibular, precisa analisar em quais universidades tem mais chance, de acordo com o nível de dificuldade das provas.

Como escolher a universidade?

É Importante compreender que as universidades públicas sempre serão mais difíceis, dessa forma suas chances são bem maiores nas privadas. A fim de tornar o processo mais fácil, seria mais eficiente se inscrever em universidades menos concorridas.

Jovens fazendo prova
Imagem: Freepik

Vestibulares mais fáceis do Brasil 2024

Inclusive, atualmente, você pode até optar por um processo seletivo simplificado em boa parte das universidades particulares do país. Em resumo, neste tipo de forma de acesso o aluno faz apenas uma prova de redação, e em muitos casos, consegue fazer isso remotamente, de sua casa.

Veja abaixo algumas das principais universidades que disponibilizam do ingresso por processo seletivo simplificado, o que as qualifica como vestibulares mais fáceis do Brasil 2024:

  • Anhanguera Educacional;
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau);
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Inscrição em vestibulares mais fáceis do Brasil 2024

Agora que você já sabe todos os fatores que precisa analisar para definir quais são os vestibulares mais fáceis do Brasil 2024 para você, já pode ir atrás de fazer sua inscrição. Verifique o edital do vestibular de seu interesse, para saber como e quando se inscrever.

Veja abaixo como fazer inscrição, por exemplo, para ingressar na UNIP, por meio do processo seletivo simplificado (prova online):

  1. Acesse o Portal de inscrições da UNIP clicando aqui;
    Portal Inscrições Vestibular UNIP
    Imagem: Reprodução
  2. Em Vestibular, indique o curso de seu interesse, estado, cidade e polo ou campus em que pretende estudar;
  3. Escolha uma das modalidades de estudo disponíveis e o turno em que quer estudar e clique em inscreva-se;
  4. Preencha os dados solicitados, informe a forma de ingresso (Vestibular) e clique em Confirmar Inscrição;
  5. Indique sua escolha pela Prova Online;
  6. Informe se quer realizar a prova imediatamente ou agendar para outro momento;
  7. Se optar por fazer a prova depois informe o dia e horário para realizar a prova e conclua sua inscrição;
  8. Imprima o comprovante de sua inscrição;
  9. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.