Leitura para 2ª Fase UFPR 2024: Indicações para o ser aprovado

Saber qual é a leitura para 2ª Fase UFPR 2024 é muito importante para quem já passou pela primeira fase do processo seletivo. Então, venha conferir o que você precisa começar a ler para garantir a sua vaga nesta segunda etapa!

Mulher em frente a uma prateleira de livros com um livro aberto na mão
Imagem: Reprodução/Pexels

O que cai na prova da UFPR na segunda fase?

A segunda fase do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), avalia os candidatos em diferentes áreas. Então, o conteúdo da prova vai acompanhar a área de conhecimento do curso no qual você se inscreveu.

Da página 28 até a 32 desse documento, você confere quais são as provas específicas para cada curso. Em alguns casos, a avaliação pode ser de habilidades de análise crítica, argumentação e interpretação.

Além disso, a prova pode incluir a análise e interpretação de textos literários, bem como questões dissertativas. Cursos como Música, por exemplo, têm uma prova de habilidade específica.

mais acessados

Vestibular da USP 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Qual o estilo de prova da UFPR?

O estilo de prova da UFPR na segunda fase, se destaca por ser criterioso. Aliás, ele mantém o foco em avaliar a profundidade do conhecimento do candidato na área em que ele pretende cursar.

Mulher em frente a uma prateleira de livros com um livro na mão
Imagem: Reprodução/Pexels

As provas costumam ser compostas por questões dissertativas, que exigem que os candidatos elaborem respostas argumentativas.

Além disso, a análise e interpretação de textos literários é uma parte significativa da prova. Dessa forma, há a avaliação da capacidade do estudante de compreender e interpretar obras literárias.


Leitura para 2ª Fase UFPR 2024

A preparação para a segunda fase da UFPR requer não apenas uma compreensão sólida dos conteúdos específicos da área que você escolheu.

Afinal, também é necessário ter uma familiaridade com obras literárias abordadas na prova. Aqui estão breves descrições das obras literárias recomendadas para esta etapa do vestibular.

  • Casa de Pensão – Aluísio de Azevedo: publicado em 1884, é um romance naturalista que expõe os dramas e as situações da classe média no Rio de Janeiro do século XIX;
  • Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto: seu lançamento se deu em forma de poema em 1956, portanto, a obra retrata a jornada do retirante nordestino em busca de uma vida melhor;
Aluno sentado, com livros em sua mesa, duas pilhas de livros nas laterais
Imagem: Reprodução/Pexels
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho: este romance de 2002 explora a vida e as viagens do antropólogo Buell Quain ao interior do Brasil, misturando ficção e fatos reais;
  • O livro das semelhanças – Ana Martins Marques: Uma coletânea de poemas que aborda questões do cotidiano, identidade e a relação entre o eu e o mundo;
  • O Uraguai – Basílio da Gama: com sua primeira publicação em 1769, este é um poema épico que retrata a história do Brasil Colônia durante a disputa entre portugueses e espanhóis pelo controle do território;
  • Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus: escrito em forma de diário, o livro retrata a vida de uma catadora de papel que vive na favela do Canindé, em São Paulo;
Duas pessoas aparecem em um sebo, há inúmeros livros empilhados em cima de uma mesa, onde ambos olham as opções disponíveis
Imagem: Reproudção/Pexels
  • Sagarana – Guimarães Rosa: publicado em 1946, trata-se de uma coletânea de contos que explora o sertão brasileiro, seus costumes e mitos;
  • Últimos Cantos – Gonçalves Dias: o seu primeiro lançamento se deu em 1851, como uma coletânea de poesias que aborda temas relacionados à natureza, a saudade e o amor à pátria.

Essas obras representam uma parte significativa da literatura brasileira e podem ser abordadas na prova de literatura da segunda fase da UFPR.

Contudo, a leitura atenta e a compreensão dessas obras contribuirão para uma preparação sólida e eficaz para o exame.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.