Vestibulares no Exterior: Opções Fáceis para Estudar Fora

Há algumas experiências únicas que trazem um grande crescimento pessoal e elevam muito o currículo, entre elas, estudar fora. Então, se você faz parte das pessoas que gostaria de fazer vestibulares no exterior, veja aqui algumas opções fáceis, para realizar o sonho de estudar em outro país.

Jovem sentada diante um notebook na sala de sua casa
Imagem: Freepik

Como funcionam os vestibulares no exterior?

O processo seletivo que seleciona os candidatos das universidades no exterior, em sua maioria, é bastante diferente do vestibular brasileiro. Países dos Estados Unidos e Europa preferem analisar o histórico escolar e perfil dos candidatos do que aplicar provas.

Como os vestibulares no exterior não exigem provas de conhecimentos aprendidos no Ensino Médio, acaba se tornando mais acessível para estrangeiros. As universidades vão analisar mesmo a fluência do candidato de fora em inglês, bem como se o perfil dele combina com a instituição.

Jovem estuda em seu notebook
Imagem: Freepik

Vestibulares no exterior

Apesar dessa facilidade, os brasileiros têm opções ainda melhores para se graduar no exterior, graças às parcerias firmadas entre o Governo brasileiro com outros países. Atualmente há diversas opções de bolsas de estudo de graduação, inclusive algumas voltadas especificamente para brasileiros.

Portanto, se você tem interesse em participar de vestibulares no exterior, veja abaixo algumas opções fáceis para estudar fora com bolsas de estudo:

Bolsa Fulbright nos Estados Unidos

Um dos maiores e mais antigos programas de bolsas de estudo do mundo, o Fulbright leva estudantes de diversas nacionalidades para estudar nos Estados Unidos. No entanto, o programa conta com bolsas específicas para brasileiros.

Graças a Comissão Fulbright do Brasil, mais de 3.500 brasileiros já estudaram como bolsistas em universidades americanas. Além da opção de bolsas de bacharelado, o programa também oferece bolsas para doutorado, intercâmbios culturais e até programas de professores de português.

Grupo de universitários sentados na sala de aula
Imagem: Freepik

Bolsa Campus France na França

O governo francês conta com sua própria agência de intercâmbio acadêmico, que dá acesso ao ensino superior na França, para pessoas de 110 diferentes nacionalidades. Chamada Campus France, além de receber inscrições universitárias, a agência também concede bolsas de estudo.

São disponibilizadas atualmente 93 diferentes opções de bolsas de estudo para brasileiros, que podem ser integrais ou parciais. São oferecidas oportunidades para fazer desde o bacharelado até o doutorado, podendo se estudar em diversas cidades francesas, incluindo Paris.

oportunidades

Estes são os 3 vestibulares mais fáceis de passar em 2024

Descobrir
Você permanecerá no site atual

Bolsa Nuffic Neso Brazil: Holanda

Outro país que proporciona acesso a seu ensino superior para estrangeiros, por meio de agência governamental, é a Holanda. Isso porque o Nuffic Neso dispõe de programas de intercâmbio e bolsas de estudo voltadas especificamente para brasileiros.

O programa mais popular entre brasileiros é o Orange Tulip Scholarship, que é administrado pela Nuffic Neso Brazil. Isso porque esse programa não só dá chances do estudante conquistar uma bolsa de estudos de 100% do valor do curso, como obter ajuda de custo para suas outras despesas.

Contudo, os estudantes precisam ser aprovados em uma seleção que analisa seu mérito acadêmico, devendo atender uma série de requisitos. Além disso, para concorrer a uma bolsa, o estudante precisa antes ser selecionado por uma das universidades participantes do programa.

Como se inscrever para estudar fora

Para se inscrever para estudar fora com uma bolsa de estudo de um dos programas acima citados é preciso acessar o portal do programa de sua preferência.

Então, veja abaixo o passo a passo para estudar, por exemplo na Holanda, por meio da Nuffic Neso Brazil:

  1. Acesse o portal da Nuffic Neso clicando aqui;
    Portal da Nuffic Neso
    Imagem: Reprodução
  2. Primeiramente busque e escolha um dos cursos oferecidos pelo programa de estudos da agência;
  3. Em seguida verifique quais bolsas de estudo estão disponíveis no curso escolhido e escolha a mais adequada para você;
  4. Verifique se atende aos requisitos de admissão exigidos;
  5. Então verifique a data em que se iniciam as inscrições;
  6. Por fim, é só voltar ao portal e fazer sua inscrição e se admitido se candidatar a bolsa de estudos de seu interesse também no site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.