Quando sai a Nota do ENEM 2024: Calendário Oficial

Após encarar horas de prova, tudo que o participante quer saber é quando sai a nota do ENEM 2024. A pontuação é muito importante para a vida acadêmica do estudante, mas é preciso ficar de olho no calendário oficial para saber quanto fez no exame!

Jovem com classificador na mão preocupada com a nota do ENEM 2024
Imagem de 8photo no Freepik

Nota do ENEM 2024

Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) assume um papel essencial na vida de milhares de estudantes brasileiros.

A prova tem como função avaliar o desempenho das escolhas no ensino médio. Entretanto, ela também serve para dar aos alunos com boas pontuações uma chance extra de ingressar no ensino superior, entre outras coisas.

Por exemplo, em algumas universidades, o estudante pode complementar e até substituir completamente o vestibular, aumentando e/ou garantindo uma chance de passar na seleção.


Para que serve a nota do ENEM?

Mas esse não é o único uso prático da nota do ENEM 2024. A pontuação do exame é necessária em diversas situações.

Alunos assistindo aula em universidade
Imagem: Freepik

Por exemplo, existem programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) que permite que estudantes ingressem em universidades e faculdades públicas com a nota.

Os estudantes também podem usar o ENEM para ingressar em universidades privadas. Porém, através dos programas PROUNI (Programa Universidade para Todos), e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Além disso, também existem programas de bolsa e financiamentos privados que utilizam um sistema parecido. Adicionalmente, é possível usar a nota em programas estudantis de outros países, sendo Portugal um deles.

oportunidades

Melhores Graduações para Prestar Concurso Público

Acessar!
Você permanecerá no site atual

Que dia vai sair o gabarito do ENEM?

A nota do ENEM 2024 é resultado do exame que acontece em 2023 e para saber ao certo qual a sua nota o participante deve esperar pelo resultado.

Entretanto, é possível ter uma ideia de quanto tirou, conferindo suas respostas no gabarito, que é liberado alguns dias depois da prova.

Estudante fazendo prova do ENEM ou vestibular
Imagem de Dragana_Gordic no Freepik

Dito isso, em 2023 o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) decidiu adiantar as coisas. O órgão liberou o gabarito oficial e os Cadernos de Questões no dia 14 de novembro, apenas dois dias após o último domingo de aplicação do exame.

Assim sendo, provavelmente, quando este artigo for ao ar, você já vai poder conferir o gabarito no site oficial do Inep.


Como saber a pontuação do ENEM?

O cálculo da nota do ENEM é um pouco complicado, devido ao seu complexo sistema TRI de pontuação.

Entretanto, você pode ter uma estimativa da sua nota usando uma plataforma específica para isso. Veja abaixo como:

  1. Acesse o Descomplica;
Página para simular a nota do ENEM 2024
Imagem: Reprodução / Descomplica
  • Escolha o dia da prova que quer corrigir;
  • Marque todas as opções conforme a versão da prova que você respondeu;
  • Por fim, seleciona todas as opções escolhidas, de acordo com suas respostas na prova do ENEM.

No final, a plataforma vai te dar uma pontuação que em teoria deve se aproximar da nota real que você tirou.


Quando sai a Nota oficial do ENEM 2024?

Mas se você não quiser previsões, terá que esperar pelo dia oficial marcado no cronograma do Inep para liberação das notas.

Segundo o órgão, os resultados finais deverão estar disponíveis no dia 16 de janeiro de 2024.

Por outro lado, é bom lembrar também que os gabaritos só seriam disponibilizados no dia 24 de novembro, sendo que o Inep adiantou o calendário em 10 dias. Logo, o mesmo pode acontecer com os resultados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.