Enem 2024 e Vestibular: Estratégias para Garantir sua Vaga

Enem 2024 e Vestibular são motivos de questão para você? Porque neste artigo vamos falar exatamente acerca desses processos seletivos. Se você quer saber mais, não deixe de ler até o fim desse artigo para ficar por dentro de tudo.

Imagem de uma sala de estudo com dois andares, uma aluno está na sala que é cheia de móveis de madeira
Imagem: Reprodução/Pexels

Quem faz o Enem tem que fazer vestibular?

Não necessariamente. O Enem é um exame nacional que serve como base para o ingresso em universidades públicas e privadas.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, o candidato que fez o Enem mais recente e não zerou na redação pode se inscrever para tentar uma vaga em instituições de todo o Brasil.

No entanto, algumas universidades públicas e privadas ainda exigem a realização de um vestibular próprio, além da nota do Enem.

Isso ocorre porque o vestibular é uma forma de as instituições avaliarem o candidato de forma mais abrangente.

Assim,  é possível considerar aspectos como a capacidade de raciocínio lógico, a argumentação e a adequação ao perfil da instituição.

http://Uma%20pessoa%20está%20mexendo%20no%20Notebook%20enquanto%20busca%20detalhes%20sobre%20ProUni%202024
oportunidades

Prouni 2024

Inscrições, Funcionamento e Vagas.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Vai haver mudanças no Enem 2024?

A princípio não, e esta questão ficou em alta após o anúncio em 2022 de que o exame acompanharia as reformulações do novo ensino médio.

Uma aluna está escrevendo em um caderno com a cabeça apoiada no mão e o cotovelo apoiado na mesa
Imagem: Reprodução/Pexels

Então, aqui falamos melhor sobre este assunto e como você pode se preparar para o ENEM 2024, além das dicas que reunimos para você logo abaixo.


É mais fácil fazer vestibular ou Enem?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta definitiva, pois depende de diversos fatores. Como o nível de preparação do candidato, o estilo do vestibular e o curso que ele deseja cursar.

Em geral, o Enem é considerado um exame mais fácil do que o vestibular. Porque o conteúdo do exame é mais abrangente e não é voltado para um curso específico.

Entretanto o vestibular pode ser mais fácil para candidatos que já estão familiarizados com o estilo de avaliação da instituição de ensino que desejam ingressar.

Uma aluno está sentada com o notebook apoiado na perna. Ela busca informações sobre o Vestibular Cruzeiro do Sul 2024
Imagem: Reprodução/Pexels

Qual vale mais a pena Enem ou vestibular?

Esta é outra pergunta também que varia de acordo com diferentes fatores pessoais, principalmente os objetivos do candidato.

Se o candidato deseja ingressar em uma universidade pública, o Enem é a melhor opção. Afinal, o exame é utilizado pelo Sisu, que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

Se o candidato deseja ingressar em uma universidade privada, o vestibular ir de encontro à sua estratégia. Aliás, algumas instituições oferecem bolsas de estudo ou descontos para candidatos que se destacam no vestibular.


Estratégias para garantir sua vaga

Para garantir sua vaga no ensino superior é necessário se preparar adequadamente para o Enem ou vestibular. Algumas estratégias que podem ajudar são:

Um grupo de jovens estudantes estão em pé um aio lado do outros. São seis alunos que se preparam para o Enem 2024 e Vestibular
Imagem: Reprodução/Pexels
  • Estude com antecedência: quanto mais tempo você estudar, melhor será sua preparação, e mais confiante se sentirá;
  • Faça simulados: os simulados são uma ótima forma de avaliar seu desempenho e identificar as áreas que precisam de mais atenção;
  • Conheça o estilo do exame: é indispensável se familiarizar com o estilo de avaliação do Enem ou vestibular;
  • Tenha confiança: como dissemos acima, este é um fator que faz diferença, então, lembre que a confiança é fundamental para o sucesso.

De fato, o Enem 2024 e Vestibular causam aquele friozinho na barriga. No entanto, ambos não se anulam e podem se complementar de acordo com os seus objetivos.

Portanto, é muito importante ver como cada um dos processos seletivos se alinham com sua estratégia. Assim, você pode se dedicar mais um do que ao outro, ou mirar em ambos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Moysés Batista
Redator web com 5 anos de experiência na criação de conteúdo educativo e informativo.