Gabarito ENEM 2023 Inglês já Saiu! Veja como acessar

O ano está no fim, e a saga dos jovens que participaram do Enem 2023 também está acabando, com a antecipação dos gabaritos. Então, se você ainda não conferiu suas respostas, veja aqui como acessar o gabarito Enem 2023 e descubra se você se deu bem.

Imagem de cadernos de prova do Enem
Imagem: Divulgação

O Enem

Criado pelo Governo Federal, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha o objetivo de avaliar o desempenho de alunos em conclusão da educação básica. Contudo, 11 anos depois, passou a facilitar o acesso de jovens menos favorecidos à educação superior.

Isso porque o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), passaram a utilizar a nota do Exame como base para classificar seus participantes. Bem como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Além disso, algumas universidades aceitam a nota do Enem como forma de acesso direto, ou para melhorar a classificação do candidato no vestibular.

Pessoa fazendo uma prova
Imagem: Freepik

Provas Enem

Anualmente o Enem realiza suas provas em dois dias, quando os candidatos respondem a 180 questões objetivas de múltipla escolha, além da redação. E os conteúdos das provas são de conhecimentos aprendidos nos três anos do Ensino Médio.

O Exame é dividido em quatro áreas de conhecimento, veja abaixo as disciplinas incluídas em cada uma das áreas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira,
  • Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.
http://Uma%20formanda%20com%20o%20diploma%20na%20mão,%20faz%20o%20gesto%20de%20jogar%20beijo
VENÇA A CONCORRÊNCIA

Estudando para o Vestibular 2024?

7 Dicas para Aprovação.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Metodologia de pontuação do Enem

Infelizmente, o acesso ao gabarito não é uma forma de você descobrir se foi aprovado ou não, apenas ter uma noção se conseguiu ir bem. Isso porque o Enem tem uma metodologia de avaliação diferenciada, pois usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota das provas.

Diferente da metodologia de pontuação de vestibulares, nessa metodologia as questões são pontuadas por nível de dificuldade, indiferente da disciplina ou área de conhecimento. Em outras palavras, a mesma prova pode ter questões com diferentes pontuações.

Close de uma pessoa marcando uma folha de respostas de prova
Imagem: Freepik

Enem 2023

A edição de 2023 do Enem recebeu inscrições de candidatos de 05 a 16 de junho, obtendo assim quase 4 milhões de inscritos. Neste mesmo período o Inep recebeu e analisou as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

As provas do Exame aconteceram em todo o país, nas tardes dos dois primeiros domingos do mês de novembro, dias 05 e 12. Posteriormente, o Inep registrou uma taxa de abstenção de 28% no primeiro dia de prova, e 32% no segundo dia.

De acordo com o cronograma que consta no edital do Enem 2023, os gabaritos seriam divulgados no dia 24 de novembro, e o resultado final em 16 de janeiro.

Gabarito Enem 2023

Apesar da data prevista no cronograma, o Inep surpreendeu os participantes da edição deste ano, antecipando a divulgação dos gabaritos em mais de uma semana. Dessa forma, tanto o gabarito Enem 2023, quanto os cadernos de provas, já estão disponíveis no portal da instituição.

Veja abaixo um passo a passo simples e rápido de como acessar o gabarito Enem 2023:

  1. Acesse o portal oficial do Inep clicando aqui;
    Portal do INEP
    Imagem: Reprodução
  2. Em áreas de atuação clique em Avaliações e Exames Educacionais;
  3. Em seguida, na nova página clique em Enem;
  4. Na página do Enem, clique em provas e gabaritos;
  5. Posteriormente clique em 2023;
  6. Você tem na página as provas e gabarito de todos os cadernos dos dois dias, disponíveis para acesso online, basta clicar no link de sua prova ou gabarito que imediatamente o documento será aberto.

Caso você deseje, é possível fazer o download tanto dos cadernos de provas, quanto dos gabaritos.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.