A FUVEST Residência Médica 2024 atrai alunos de todas as regiões do Brasil, e não poderíamos deixar de trazer os detalhes importantes aqui. Então, hoje falaremos sobre o processo seletivo, dúvidas sobre a residência, entre outras questões importantes para quem deseja participar!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Quando é feita a residência médica?
A residência médica é feita depois que há a conclusão do curso de Medicina. O curso, portanto, tem duração média de seis anos.
Assim, o médico formado deve realizar um programa de residência em uma especialidade médica de sua escolha. A duração dos programas varia de acordo com a especialidade, mas geralmente é de 2 a 5 anos. Aliás, as especialidades médicas mais comuns são:
- Clínica geral;
- Cirurgia geral;
- Pediatria;
- Ginecologia e obstetrícia;
- Medicina interna;
- Neurologia;
- Cardiologia;
- Ortopedia.
Vale destacar que as residências disponíveis podem variar de acordo com a especialidade de cada campus e o interesse do aluno.
Quanto a USP paga na residência?
A USP paga uma bolsa-auxílio de R$ 4.106,00 para os residentes. Além disso, os residentes têm direito a assistência médica, odontológica e psicológica, além de transporte e alimentação.
A bolsa-auxílio é paga mensalmente pelo Ministério da Educação (MEC). Os residentes também têm direito a receber um salário-família, caso tenham filhos menores de 14 anos.
De todo modo, o valor pode mudar e é fundamental acompanhar os portais de notícias oficiais para ficar por dentro das atualizações.
Quando abrem as inscrições FUVEST Residência Médica 2024?
As inscrições para a FUVEST Residência Médica 2024 abrirão no dia 2 de outubro e encerrarão no dia 7 de novembro. Inclusive, todas as informações quanto ao cronograma do processo, ficam disponíveis online.
Desse modo, as inscrições podem ser feitas pela internet, no site da FUVEST. Os candidatos devem preencher um formulário de inscrição e enviar os documentos exigidos.
As provas têm a sua aplicação durante o mês de dezembro, com o processo correndo até o mês de fevereiro, quando há a última etapa, a matrícula dos candidatos.
Quantos pontos precisa para passar em medicina na Fuvest?
A nota de corte para passar em medicina na Fuvest varia a cada ano, de acordo com a concorrência. Em 2023, entretanto, a nota de corte para o curso de medicina na USP foi de 882,27 pontos.
O motivo de haver variações, é que a nota de corte tem como base a média das notas dos candidatos no vestibular.
Dessa forma, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior à nota de corte conseguem aprovação para a segunda fase do vestibular.
Quantas vagas para Medicina na USP 2024?
A USP oferece 244 vagas para o curso de medicina em 2024. Aliás, a USP São Paulo é a que tem a maior concorrência, chegando a um número de 117,7 candidatos por vagas. Além disso, a unidade oferece 128 vagas.
Enquanto isso, a USP Ribeirão Preto tem 73 vagas com 86.6 candidatos disputando por uma cadeira. E a USP Bauru tem a oferta de 43 vagas.
Para obter informações mais detalhadas acerca do processo seletivo, e outras opções de cursos, você pode conferir o Jornal da USP.
Até aqui vimos as informações importantes sobre a FUVEST Residência Médica 2024. Sem dúvida, este é um processo tão concorrido quanto o vestibular de medicina.
Por outro lado, há uma remuneração e benefícios que podem ajudar durante o período de estudo que pode levar de 2 a 5 anos. Em caso de dúvidas, não deixe de conferir o edital do processo ou entre em contato com a instituição!