FIES 2024: Edital e oportunidades para entrar na faculdade

Podemos afirmar que o FIES 2024 é um dos programas de incentivo estudantil mais procurados por estudantes. Portanto, não poderíamos deixar de falar sobre este processo seletivo, que atrai e ajuda pessoas de todas as regiões do Brasil!

Uma pessoa está respondendo algumas questões em um livro de inglês
Imagem: Reprodução/Pexels

De fato, uma das questões mais comuns entre os participantes é em relação a este ponto. Mas podemos dizer que o programa é pensado para ser o mais abrangente possível, facilitando o acesso ao maior número de pessoas.

Outro ponto a se destacar, é que o aluno não paga nada para se inscrever no FIES. Então, para participar do Fies 2024, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação;
  • Ter renda familiar mensal máxima de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Não ter sido beneficiado anteriormente com financiamento estudantil do governo federal.
Imagem de duas mãos de uma pessoas que faz anotação em um bloco de notas sobre o FIES 2024
Imagem: Reprodução/Pexels

Aqui apontamos os principais tópicos, mas isso não substitui a necessidade de conferir os dados oficiais no site do FIES.


Como funciona o FIES 2024?

O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento a estudantes de baixa renda para cursarem o ensino superior em instituições privadas.

O valor do financiamento é calculado de acordo com a renda familiar do estudante e o curso escolhido.

O prazo de amortização do financiamento é de até 30 anos, de modo que os alunos devem começar o pagamento um mês após a conclusão do curso. Os juros do financiamento são de 6,5% ao ano, mas estão sujeitos a mudanças.

Vale destacar que este valor de juros é o menor do mercado, e pensando exclusivamente para os alunos conseguirem financiar o curso sem preocupações.

Uma menina está sentada com as palmas das mãos no queixo, pensando sobre o FIES 2024
Imagem: Reprodução/Pexels

Quantas vezes pode fazer?

O estudante pode participar do Fies quantas vezes quiser, desde que atenda aos requisitos exigidos. No entanto, é importante lembrar que o financiamento é limitado ao valor do curso e que o estudante só pode financiar um curso por vez.

Entretanto, tem alguns casos no qual o participante não pode mais inscrever. O principal motivo é desistir de um financiamento anterior. Você encontra informações como estas em detalhes no site do FIES 2024.


Qual a nota de corte do Fies para medicina?

A nota de corte do Fies para medicina varia de acordo com a instituição de ensino e a modalidade do curso. Em geral, as notas de corte são altas, pois a concorrência para o curso de medicina é muito grande.

No ano de 2023, a nota de corte do Fies para medicina na Universidade Federal de São Paulo (USP) foi de 783,71 pontos. Já na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a nota de corte foi de 777,46 pontos.

Uma pessoa escreve com um giz branco algumas fórmulas matemáticas em um quadro negro
Imagem: Reprodução/Pexels

De fato, são notas que exigem bastante dedicação, de modo que estão entre as maiores de todo o processo seletivo.

Até aqui pudemos ver como o Fies 2024 é uma excelente oportunidade para estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior.

Afina, o programa oferece financiamento a juros baixos e com um período de carência após a conclusão do curso. Lembre-se que para participar do Fies 2024, o candidato deve ficar atento ao cronograma de inscrições e atender aos requisitos exigidos.

Em caso de maiores dúvidas, não deixe de visitar o site oficial do programa, e principalmente, conferir o edital oficial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Moysés Batista
Redator web com 5 anos de experiência na criação de conteúdo educativo e informativo.