ENEM é Vestibular? Entenda a diferença!

Em cima de uma mesa há o livro de um estudante e uma xícara de café com leite
Imagem: Reprodução/Pexels

Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto

Qual a diferença entre o Enem e o vestibular?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular são os dois principais exames de acesso ao ensino superior no Brasil. Afinal, ambos avaliam os conhecimentos dos candidatos, mas têm objetivos e características diferentes.

A principal diferença entre o Enem e o vestibular é o objetivo. Portanto, o Enem é uma avaliação externa do ensino médio, cuja a organização é do Ministério da Educação (MEC).

As notas do Enem podem não apenas servem para a avaliação em si do ensinso, como para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior.

Assim, os alunos conseguem acesso a programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Uma mulher lê um livro apoiado em uma mesa. Aparece apenas a mão dela em cima do livro aberto
Imagem: Reprodução/Pexels

O vestibular, por outro lado, é um processo seletivo feito por cada instituição de ensino superior, pública ou privada. Assim, o objetivo do vestibular é selecionar os candidatos que serão admitidos nos cursos da instituição.

oportunidades

Melhores Graduações para Prestar Concurso Público

Acessar!
Você permanecerá no site atual

A tabela abaixo resume as principais diferenças entre o Enem e o vestibular:

Característica Enem Vestibular
Objetivo Avaliação externa do ensino médio Seleção de candidatos para instituições de ensino superior
Quem aplica MEC Instituição de ensino superior
Quando é aplicado Uma vez por ano No início ou no meio do ano
Conteúdo Baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio Específico para cada instituição de ensino superior
Número de questões 180 Varia de acordo com a instituição de ensino superior
Tempo de duração 5 horas e 30 minutos Varia de acordo com a instituição de ensino superior

Quem fez o Enem precisa fazer vestibular?

Na verdade, não é obrigatório fazer o vestibular para entrar na faculdade. Pois, as notas do Enem podem servir para ingressar em muitas instituições de ensino superior.

No entanto, fazer o vestibular pode ser uma boa opção para quem deseja estudar em uma instituição específica ou em um curso com alta concorrência.

É mais fácil fazer vestibular ou Enem?

A resposta a essa pergunta depende de vários fatores. Assim como o nível de conhecimento do candidato, o conteúdo do vestibular e a concorrência do curso.

De forma geral, o Enem é visto como um exame mais fácil do que o vestibular. Isso porque o Enem tem um conteúdo mais abrangente, que abrange todas as áreas do conhecimento.

Uma menina está na sala de aula com seus materiais em cima da mesa: ENEM é vestibular?
Imagem: Reprodução/Pexels

Mas o vestibular é mais específico, abrangendo apenas o conteúdo do ensino médio. Além disso, o Enem é uma prova mais longa, o que pode ser um fator desfavorável para os candidatos que não estão preparados para o tempo de duração da prova.

É obrigatório fazer vestibular para entrar na faculdade?

Não é obrigatório fazer vestibular para entrar na faculdade. As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior, por meio de programas como o SiSU, o Prouni e o FIES.

No entanto, fazer o vestibular pode ser uma boa opção para quem deseja estudar em uma instituição específica ou em um curso com alta concorrência.

Por fim, vimos como o Enem e o vestibular são os dois principais exames de acesso ao ensino superior no Brasil. Entretanto, ambos têm objetivos e características diferentes.

Uma menina está com o rosto apoiado em cima das mãos. A menina está deitada em cima de um caderno e estuda para o Enem e vestibular
Imagem: Reprodução/Pexels

Mas agora você já sabe que o Enem é uma avaliação externa do ensino médio. Que, inclusive, se aplica no ingresso de instituições públicas e privadas de ensino superior. O vestibular, portanto, é outro processo seletivo, na maioria das vezes, feito por cada instituição de ensino superior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Moysés Batista
Redator web com 5 anos de experiência na criação de conteúdo educativo e informativo.