Vestibular História 2024: Notas de Corte e Instituições

Está buscando informações sobre o vestibular História 2024? Então, o nosso artigo foi feito especialmente para você. Nós reunimos detalhes sobre notas de cortes, onde você pode cursar História, o que pode aparecer na prova e muito mais.

Uma estudante de Vestibular História 2024 na estante, pegando um livro
Imagem: Reprodução/Pexels

O que devo estudar para o vestibular de história?

O vestibular de história é uma prova que avalia o conhecimento do candidato sobre os principais acontecimentos e processos históricos. A abrangência, aliás, é tanto sobre o Brasil quanto do mundo.

Dessa forma, a prova pode ser composta por questões objetivas, discursivas ou de múltipla escolha, o que varia conforme cada instituição. Entre os principais assuntos que caem no vestibular de história, você pode encontrar:

  • História do Brasil: o Brasil pode ter um recorte que foque nos períodos colonial, imperial, republicano e contemporâneo;
  • História Geral: desde a pré-história até os dias atuais, com ênfase na história da Europa, da América e da África;
  • História da Filosofia e Arte: desde a Antiguidade até os dias atuais, com ênfase na filosofia ocidental e movimentos artísticos relevantes.

Além desses assuntos, a prova também pode cobrar conhecimentos sobre metodologia da história, historiografia e fontes históricas.

Imagem de uma estante de livros
Imagem: Reprodução/Pexels

Como passar no vestibular de história?

Para passar no vestibular 2024 é importante ter um bom conhecimento dos principais assuntos cobrados na prova. Ou seja, é fundamental estudar com antecedência e revisar os conteúdos regularmente.

Além do estudo, é importante também desenvolver as habilidades de raciocínio lógico e interpretação de texto. Essas habilidades são essenciais para responder às questões da prova, que podem ser complexas e exigir um pensamento crítico.

Menina sentada em uma mesa na biblioteca olhando para câmera sorrindo

Vestibular UEMA 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos.

Entre alguns métodos que você pode aplicar, é indispensável criar um cronograma de estudos. Com disciplina e uma rotina você vai organizar o seu tempo e aproveitar ao máximo as horas de estudo.

Em seguida, não dá para abraçar o mundo, principalmente se você estudando sozinho. Então, tenha um plano de estudos, defina assuntos que você precisa estudar e organize-os em ordem de prioridade.

Estudar com antecedência vai te dar ter tempo de revisar os conteúdos e tirar dúvidas, afinal a revisão é essencial para consolidar o aprendizado.

Aluno sentado em uma mesa lendo um livro de capa preta
Imagem: Reprodução/Pexels

A resolução de exercícios é uma ótima forma de testar o seu conhecimento e identificar as áreas que precisam de mais atenção.

Um meio de fazer isso, é utilizando simulados ou prova de edições anteriores do vestibular que você está visando.


O que mais cai em história?

O primeiro tópico do nosso artigo responde bem essa questão, no entanto, é comum que o ENEM, foque em assuntos relacionados à História Ocidental.

Então, você verá questões que não apenas abrangem o Brasil, como também a História da América e a História da Europa.

Notas de corte para História no vestibular

As notas de corte para História no vestibular variam de acordo com a universidade, o curso e a modalidade de ingresso. No entanto, nas últimas edições, ela se manteve em torno de 601 pontos.

Em geral, as notas de corte para História são mais baixas do que para outras áreas, como medicina, engenharia e direito. A nota mais acessível está abaixo de 400 pontos, enquanto a maior nota chega a 700.


Universidade para estudar História

No Brasil, existem diversas universidades que oferecem cursos de história, muitas delas, são respeitadas pela formação que fornecem na área. Entre algumas das melhores universidades para estudar História, destacamos:

Um estudante com a cabeça abaixada, que está coberta por uma pilha de livros
Imagem: Reprodução/Pexels

Esses cursos oferecem uma formação de qualidade, com professores qualificados e infraestrutura adequada. No entanto, são universidades que exigirão um preparo e dedicação antes da prestação da prova.

Por fim, vimos que o vestibular História 2024 tem uma nota de corte acessível, e que é possível se formar em universidades de grande nome no país.

Além disso, a sua matéria pode se concentrar na história do ocidente, mas não dispensa o preparo e estudo para garantir uma boa nota após as provas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.