Vestibular Cederj 2024: Notas de Corte e Seleção de Cursos

Dois alunos conferindo as informações sobre o Vestibular Cederj 2024 em um notebook. Mulher está à esquerda e o homem do lado direito e ambos sorriem
Imagem: Reprodução/Pexels

Quando abrem as inscrições para o Cederj 2024?

O primeiro passo para se inscrever, é saber quando as inscrições abrem. Então, anota aí: as inscrições para o Vestibular 2024 .1 abrem no dia 20 de agosto de 2023 e vão até o dia 3 de setembro de 2023.

O processo seletivo conta com a coorganização da Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), que reúne instituições de ensino superior sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Para ver os detalhes acerca dos processos para se inscrever, basta continuar lendo o nosso artigo, pois, falamos sobre isso a seguir!

O que cai na prova do Cederj?

Já sabemos a data de inscrição, que tal entender um pouco mais sobre o processo? Aliás, a prova do Cederj é composta por 60 questões de múltipla escolha.

Para quem está se preparando, você vai encontrar uma prova divididas em quatro áreas do conhecimento:

Uma estudante do Vestibular Cederj 2024 equilibrando alguns cadernos na cabeça. Ela usa óculos e está feliz sorrindo
Imagem: Reprodução/Pexels
  • Linguagens e códigos (20 questões);
  • Ciências da natureza (20 questões);
  • Matemática (10 questões);
  • Ciências humanas (10 questões).

Além da prova de múltipla escolha, os candidatos também precisam escrever uma redação ao final da resolução das questões.

Assim, diferente do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o Cederj dá acesso a um número limitado de instituições. A prova ocorre em apenas um dia, e pode ser considerada um pouco mais fácil ─ para quem está se preparando.

http://Menina%20sentada%20em%20uma%20mesa%20na%20biblioteca%20olhando%20para%20câmera%20sorrindo
instituições

Vestibular USP 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos.
Conferir
Você permanecerá no site atual

Qual é a nota de corte do vestibular Cederj?

A nota de corte do vestibular Cederj é equivalente ao mínimo necessário para ser aprovado em um curso. Assim, o seu cálculo é feito com base nas notas dos candidatos que se inscreveram para o mesmo curso.

Duas estudantes sentadas em uma mesa estudando. Na mesa tem alguns papéis e um notebook. Uma das alunos segura um marca-texto rosa e outra uma caneta
Imagem: Reprodução/Pexels

No Vestibular Cederj as pontuações costumam ser um pouco diferentes, desse modo, os alunos precisam acertar no mínimo de 50% a 60% da prova para ter boas chances de aprovação.

Então, se você concluir a prova com cerca de 35 ou 40 questões corretas, você tem uma boa chance de aprovação. E claro, você também precisa ter uma boa nota na sua redação.

Como se inscrever no Cederj 2024?

Para se inscrever no Vestibular Cederj, os candidatos devem acessar o site da Fundação CECIERJ e preencher o formulário de inscrição.

Todo o processo é muito intuitivo e você precisa de uma conexão com a internet e ter os seus documentos em mãos. Além disso, há uma taxa de inscrição de R$ 89,90, que você deve pagar após a inscrição.


Quais são os cursos oferecidos pelo Cederj?

O Cederj oferece em torno de 17 cursos de graduação, em diferentes instituições conveniada. Dessa forma, os alunos podem fazer cursos como:

  • Licenciatura em Letras;
  • Licenciatura em Química;
  • Licenciatura em Geografia;
  • Tecnologia em Sistemas de Computação;
  • Tecnologia em Turismo;
  • Engenharia de Produção;
  • Biblioteconomia.

Os cursos, portanto, são ministrados em parceria com algumas instituições de ensino superior, entre elas, destacamos:

Close nos braços de uma pessoa sentada mexendo em seu notebook. Ao lado ele tem uma xícara
Imagem: Reprodução/Pexels
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ);
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Concluímos este artigo sabendo que o vestibular Cederj 2024 é uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam cursar uma graduação pública no Estado do Rio de Janeiro.

Vimos como o processo seletivo é transparente e as provas são aplicadas de forma mais simples, do mesmo modo que sua inscrição é acessível.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.