Vestibular Biomedicina 2024: Notas de Corte e Instituições

O Vestibular Biomedicina 2024 está no foco de muitos vestibulandos que desejam ingressar na área da saúde. Se você também deseja obter informações sobre as notas de cortes para obter aprovação, o salário deste profissional, entre outros detalhes, então, o nosso artigo vai te mostrar agora!

Aluno de biomedicina segurando um fraco de vidro com algumas folhas dentro
Imagem: Reprodução/Pexels

Qual a nota de corte para Biomedicina?

A nota de corte de Biomedicina pode variar significativamente de uma instituição para outra. Afinal, ela considera fatores como unidades, meio de ingresso, região do Brasil, quantidade de vagas, alunos, e interesse dos participantes.

Além disso, a nota de corte também é determinada pelo desempenho dos candidatos no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  É comum que as faculdades mais almejadas, tenham notas de corte mais altas.

Para saber a nota de corte específica de um curso de Biomedicina, é importante consultar os dados com a universidade. Você também pode procurar as informações nos portais do ENEM ou SISU.

Abaixo, reunimos a média da nota de corte em alguns meios de ingresso. Mas lembre-se que este é um valor para você ter uma ideia das notas necessárias, elas não representam o valor exato que você encontrará quando for se inscrever:

  • ProUni: ~ 640 pontos;
  • FIES: ~ 565 pontos;
  • Vestibular: ~ 733 pontos;
  • SiSU: ~ 739 pontos.

Qual faculdade tem a menor nota de corte para Biomedicina?

A faculdade com a menor nota de corte para o curso de Biomedicina também muda a cada edição de processos seletivos.

Do levantamento que fizemos para este artigo, a Universidade Federal de Goiás (UFG) aparece com 681 pontos em seu próprio vestibular.

Quatro estudantes de biomedicina olhando para câmera. Eles estão de camisa branca e máscaras azul. Ao fundo, há uma parede com o quadro da Monalisa
Imagem: Reprodução/Pexels

Algumas faculdades menos conhecidas ou em regiões com menor demanda por cursos de saúde, podem ter notas de corte mais baixas.

No entanto, é importante lembrar que a qualidade do ensino e a infraestrutura da instituição também devem ser consideradas na escolha da faculdade.

Então, neste momento os candidatos devem avaliar cuidadosamente as opções disponíveis antes de fazer sua escolha.


Quanto preciso tirar no vestibular para passar em Biomedicina?

A nota necessária para passar no vestibular e ser admitido em um curso de Biomedicina é um pouco acima da média em relação a outros cursos.

Como vimos acima, um número seguro para garantir a sua vaga começa em torno de 700 pontos. O ideal, é que este seja o mínimo, para garantir que você consiga vaga em boas universidades.

Biomédico olhando por microscópio
Imagem: Reprodução/Pexels

De todo modo, é importante verificar as informações específicas de cada faculdade. Isso porque algumas unidades podem adotar sistemas de pontuação diferentes ou pesos específicos para as disciplinas do vestibular.

Menina sentada em uma mesa na biblioteca olhando para câmera sorrindo

Prova da USP 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos.

É fácil passar no vestibular de Biomedicina?

É um fato que não estamos falando da faculdade com maior facilidade de aprovação, ou seja, pode ser difícil passar em biomedicina.

Afinal, cursos de saúde, como Biomedicina, costumam ser bastante concorridos, o que pode tornar a aprovação mais desafiadora.

Além disso, a dificuldade do vestibular ou do ENEM também influencia na facilidade de passar, e isso muda a cada edição.

O braço de um biomédico segurando um frasco de vidro com um líquido azul dentro
Imagem: Reprodução/Pexels

No entanto, se você quer aumentar as chances de aprovação, é indicado se preparar com antecedência, estudando e se dedicando aos estudos. Cursos preparatórios e revisões de conteúdo podem ser úteis nesse processo.

Por fim, vimos que o vestibular biomedicina 2024 não está entre os mais simples de obter a aprovação. Por outro lado, com foco e dedicação, é possível se formar, ingressar neste mercado tão concorrido e cada vez mais almejado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.