O vestibular é uma das principais formas de ingresso no ensino superior. Todos os anos, mais de 300 instituições públicas e 2.300 instituições privadas espalhadas Brasil afora abrem dezenas de milhares de vagas para centenas de cursos a serem escolhidos pelos estudantes.
Tradicionalmente, as universidades mais prestigiadas do país possuem os vestibulares mais concorridos, como os da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O estudante que quer conquistar a vaga no ensino superior tão sonhada deverá se preparar adequadamente. Isto é, ter domínio dos temas propostos na prova, tal como os candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao passo que alguns cursos são menos disputados. Portanto, de ingresso mais fácil, outros são concorridíssimos, cujos aprovados são definidos por margens bastante estreitas (nota de corte). Como exemplo, pode-se citar o vestibular de Medicina na UNESP, que teve 312 candidatos por vaga.
Abaixo, estão algumas dicas e tudo que você precisa saber sobre o vestibular!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Vestibular e o Enem
O vestibular tradicional e o Enem são formas de ingressos no ensino superior. Na prática, trata-se de processos seletivos semelhantes com o mesmo objetivo: dar oportunidade aos estudantes mais bem preparados que desejam fazer um curso de graduação.
Por muito tempo, o vestibular foi a maneira mais tradicional de acessar a universidade pública ou privada. Ele é basicamente uma prova com questões objetivas e/ou redação, desenvolvido pelas próprias universidades para a seleção de novos alunos.
Ao final, os candidatos com as notas mais altas ocupam as vagas nessas instituições. Vale lembrar que cada local tem total liberdade para elaborar o seu próprio vestibular, isto é, não existe um modelo padrão a ser seguido.
São cobrados conhecimentos nas áreas de Exatas (Matemática, Geometria, Física etc.), Humanas (Geografia, História, Filosofia, Sociologia etc.), Linguagens e Biológicas.
O mesmo vale para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova anual possui 180 questões objetivas e uma redação.
Só que ao contrário dos vestibulares, o Enem é padronizado nacionalmente e todos os candidatos são avaliados seguindo o chamado “TRI”.
A sigla é Teoria de Resposta ao Item – e que fornece uma nota final a ser utilizada pelo estudante para ingresso na universidade.
A nota do Enem é divulgada alguns meses depois da prova e pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O programa fica no portal do Ministério da Educação e oferta milhares de cursos em centenas de faculdades públicas.
Além dele, no ProUni, no Fies e até em universidades privadas com direito a bolsa de estudos.
Sistema de cotas para vestibular 2024
A chamada Lei de Cotas é regida pelo PL 12.711/2012, que garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público.
Vale ressaltar que ela é aplicável ao ingresso via Sisu a todos os estudantes que fizeram o Enem no ano anterior e não zeraram a redação. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência, onde estudantes do ensino médio privado também pode concorrer.
Sobre a distribuição de cotas, estabeleceu-se vagas separadas para:
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
Com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
Ao menos 1 vaga para candidatos que satisfazem essas condições e são pessoas com deficiência.
Candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo
Todos os candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, pessoas com deficiência;
Ao menos 1 vaga para candidatos que satisfazem essas condições e são pessoas com deficiência.
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
Todos os candidatos que, independentemente da renda, tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
Ao menos 1 vaga para candidatos que satisfazem essas condições e são pessoas com deficiência;
Candidatos que tenham cursado ensino médio em escolas públicas
Todos os candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
Ao menos 1 vaga para candidatos que satisfazem essas condições e são pessoas com deficiência;
Ampla concorrência
Todos os candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Ao menos 1 vaga para candidatos que satisfazem essas condições e são pessoas com deficiência.
Vagas, local e data das provas
Para além do Sisu, ao menos uma vez por ano, as universidades públicas e privadas também aplicam seus exames vestibulares para ingresso dos estudantes.
Cada instituição é independente da outra e, nesse sentido, possuem seus respectivos calendários, data das provas e número de vagas ofertadas.
Por exemplo, em 2022, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) ofertou 5.736 vagas em cursos para 32.825 candidatos (uma relação de 1 vaga para cada 6 candidatos, aproximadamente).
Inscrição para o vestibular 2024
Como mencionado acima, as universidades têm autonomia para criar seus próprios calendários do vestibular.
Em geral, as provas são aplicadas em datas não-concorrentes à realização de outros exames, como o Enem, e se concentram ao final do ano.
Já as inscrições ocorrem entre o segundo e terceiro trimestres do ano ou ao menos dois meses antes da realização da primeira fase do vestibular.
Lista de aprovados em vestibular 2024
Após a realização da prova – que pode conter duas fases, a segunda delas com a redação, – as universidades divulgam o gabarito oficial e a lista de aprovados da chamada regular.
Os candidatos que não se manifestarem dentro do prazo perdem o direito à vaga e a instituição convoca chamadas posteriores para os mais bem posicionados que não foram aprovados na chamada regular. O caso é aplicado independente se seja por desistência ou inação.
Vestibular 2024 online
Além do vestibular tradicional e, por excelência, presencial, dezenas de faculdades privadas disponibilizam vestibulares online aos candidatos, como a Unopar, a Anhanguera, a Fumec e a Unit.
Nesse caso, a prova é aplicada remotamente e possui uma duração fixa, para que todos tenham a mesma igualdade de condições pela disputa da vaga.
Principais vestibulares de 2024
Clique nos links asseguir e acompanhe as principais informações sobre os principais vestibulares do ano
Universidades públicas
- UFAM (Universidade Federal do Amazonas)
- UECE (Universidade estadual do Ceará)
- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
- UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
- URCA (Universidade Regional do Cariri)
- UVA (Universidade do Vale do Acaraí)
- Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso)
- UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular)
- Unesp (Universidade estadual Paulista)
Vestibulando, comente aqui qual a sua dúvida sobre os processos seletivos deste ano!