Sistemas de Informação 2024: Onde estudar, sobre o curso e Inscrição

Se você tem habilidades com tecnologia, se considera uma pessoa inovadora e gostaria de atuar na área da Tecnologia da Informação (TI), veja aqui tudo que precisa saber sobre a graduação em Sistemas de Informação 2024 e conheça suas opções.

Estudantes analisando algo juntos no computador
Imagem: Freepik

Sobre o curso

O curso de graduação em Sistemas de Informação 2024 habilita profissionais para atuarem na área da TI, realizando o trabalho de análise de sistemas e gerenciamento de projetos de programação, voltados principalmente ao desenvolvimento de sistemas, softwares e ferramentas tecnológicas.

Os alunos deste curso são capacitados com competências e conhecimentos para trabalhar na programação e manutenção de aplicativos e softwares para plataformas mobile e web, e no planejamento estratégico e implantação de processos de modernização de sistemas.

Além disso, que faz este curso é qualificado para realizar a análise de custos, viabilidade técnica, econômica e financeira necessária para a implantação de processos de automação, e o controle do fluxo de informações de uma empresa por meio de aplicativos que facilitem este processo.

Vestibular UEMA 2024

Inscrições, Provas, Datas, Vagas e Cursos.

Em 2024, o curso de graduação em Sistemas de Informação pode ser encontrado facilmente na maior parte das instituições de ensino superior de todo o país, podendo ter algumas variações em sua nomenclatura, sendo chamado, por exemplo, de Ciências da Computação.

Professor da aula animado a turma de universitários diante computadores
Imagem: Freepik

Onde estudar Sistemas de Informação?

Disponibilizada em universidades públicas e privadas de todos os cantos do país, o curso de graduação em Sistemas de Informação pode ser desenvolvido nas modalidades de estudo presencial, semipresencial e EAD.

Veja algumas das instituições de ensino superior brasileiras que ofertam o curso:

Universitário em aula em laboratório de informática
Imagem: Freepik

Como passar em Sistemas de Informação?

Quem tem interesse em ingressar no curso de graduação em Sistemas de Informação por meio do vestibular tradicional, com prova objetivas e redação, deve focar mais na hora de estudar Matemática, Física, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa, além de caprichar na redação.

Já para quem for acessar o curso superior por meio de programas como o Prouni e SISU, deve ficar atento as notas de corte do curso na universidades de seu interesse, lembrando que sua nota no Enem deve ser igual ou maior que a nota de corte.

Veja abaixo as médias de nota de corte de algumas instituições de ensino superior que dispões do curso:

  • Anhanguera Educacional: 458.02;
  • Universidade Estácio de Sá: 621.14;
  • Universidade Paulista (UNIP): 624.24;
  • Universidade Anhembi Morumbi: 534.74;
  • Universidade de São Paulo (USP): 775.29;
  • Universidade Federal de Goiás (UFG): 724.23;
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA): 716.41;
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE): 577.42;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): 775.61;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):739.40;
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): 773.21;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 753.86;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos): 631.18;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): 760.10;
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MG): 700.50.

Inscrição para o vestibular de Sistemas de Informação 2024

Para ingressar no curso de graduação em Sistemas de Informação 2024, os interessados precisam acompanhar o edital do processo seletivo de seu interesse (vestibular, Prouni ou SISU), onde encontrará as informações e prazos importantes, como o de inscrição.

Veja abaixo como se inscrever, por exemplo, para tentar obter uma bolsa de estudo, para cursar a graduação em Sistemas de Informação, por meio do Prouni:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar). Além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cota).
  5. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Alice Fonseca
Alice é redatora especialista no universo educacional sendo produtora de conteúdo online a mais de 5 anos sempre com foco na área de notícias relacionadas aos principais vestibulares do país. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Vestibular 2024 artigos atualizados e confiáveis sobre a esfera educacional.